Cadastrar | Login
Principal   |   Hotel   |   Acomodações   |   Pontos Turísticos   |   Galeria de Fotos   |   Localização   |   Tabela de Preços
Hotel o Principe Hotel | Acomodações | Pontos Turísticos | Galeria de Fotos | Localização | Tabela de Preços |
 
Pedido / Reserva

Hotel / Pousada / Resort:
Número de Apartamentos: Adultos: Crianças até 6 anos Free:
Data de Entrada: Data de Saída:
 
Pontos Turísticos
 
 

 

 

Blocos Afro
Grupo carnavalesco que resgata nas vestimentas, instrumentos musicais e sonoridade os principais aspectos da herança cultural africana. O Ilê Aiyê é um dos blocos afros mais populares de Salvador.

Trio Elétrico
Estrutura musical (sonorização, palco) montada em cima de grandes caminhões. Criação típica do carnaval baiano, anima a festa popular com a participação de músicos de axé. Os trios percorrem as ruas de Salvador arrastando com muita animação milhões de foliões. O trio elétrico mais popular do carnaval de Salvador é o Chiquete com Banana.

Axé music
Este gênero musical surgiu da união entre o afoxé, maracatu, forró e frevo. É um ritmo tipicamente baiano muito presente na época do Carnaval. O axé espalhou-se pelo Brasil com o sucesso musical de cantoras como Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Cláudia Leitte.

Carnaval de Salvador
O carnaval de Salvador é um dos mais tradicionais e animados do país. Uma multidão de foliões saem as ruas nos seis dias de festa, marcada por muita alegria. O carnaval ocorre nas ruas da cidade, ocupando uma área urbana de cerca de 25 quilômetros. É também uma grande manifestação popular e cultural, pois reúne uma grande diversidade de estilos, manifestações artísticas e ritmos musicais. O carnaval de Salvador é organizado em três circuitos: Osmar (Avenida), Batatinha (região do centro histórico) e Dodô (Barra-Ondina). Há também o desfile dos blocos afros e afoxés. A animação conta também com a participação de blocos de trio, de samba, alternativos, de índios e infantis. A axé music também se faz presente e garante a animação em todos os dias da festa.

Afoxé
O afoxé é um folguedo típico do estado da Bahia. Dança-cortejo ligada ao candomblé, acontece geralmente na época do carnaval. Resgata os principais aspectos rítmicos, linguísticos e religiosos da cultura africana.

 

 

 

 

O Farol da Barra ou Farol de Santo Antônio

Localiza-se na antiga ponta do Padrão, atual Ponta de Santo Antônio, em Salvador, no litoral do estado da Bahia, no Brasil.

Torre troncônica em alvenaria com lanterna e galeria, 22 metros de altura e pintada com bandas preta e brancas. O farol está construído no interior do Forte de Santo Antônio da Barra.

No século XVII, o porto de Salvador era um dos mais movimentados e importantes do continente, e era preciso auxiliar as embarcações que chegavam à Baía de Todos os Santos em busca de pau-brasil e outras madeiras-de-lei, açúcar, algodão, tabaco e outros itens, para abastecer o mercado consumidor europeu. Diego Bispo No fim desse século, após o trágico naufrágio do Galeão Santíssimo Sacramento, capitânia da frota da Companhia Geral do Comércio do Brasil, num banco de areia frente à foz do rio Vermelho, a 5 de maio de 1668, o Forte de Santo Antônio da Barra foi reedificado a partir de 1696, durante o Governo Geral de João de Lencastre (1694-1702), vindo a receber um farol - um torreão quadrangular encimado por uma lanterna de bronze envidraçada, alimentada a óleo de baleia -, de acordo com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, o primeiro do Brasil e o mais antigo do Continente (1698), quando passou a ser chamado de Vigia da Barra ou de Farol da Barra.

 

 

Barra (Salvador)

A Barra é um dos bairros mais tradicionais de Salvador, capital da Bahia, pertencendo a Região Administrativa VI, de mesmo nome. Possui uma localização geográfica única no mundo, onde é possível ver tanto o nascer quanto o pôr-do-sol no mar, pois ocupa o vértice da península em que está a cidade. É banhada pelo Oceano Atlântico de um lado e de outro está a Baía de Todos os Santos em sua parte interna. E preserva em sua  paisagem  um acervo histórico earquitetônico valioso para o Brasil, sendo o Farol da Barra seu ícone mais famoso, ao lado dos fortes de Santa Maria e São Diogo. Suas praias, principalmente oPorto da Barra são frequentadas por diferentes públicos e classes sociais, que se desdobram em suas areias brancas e águas tranqüilas.

   

 

 

 

Cristo Barra - Salvador/Ba

História do Cristo
Há quem se engane ao dizer que o Cristo da barra foi um clone do Rio de Janeiro, sem saber que nosso Cristo é mais antigo. ( Revista Geográfica Universal, agosto de 1920). Tão antigo que junto com a falta de registro das entidades de preservação de monumentos históricos e bibliotecas, a estátua se corroi junto com sua história. Os escultores da história do Cristo como o neto do escultor Pasquale De Chirico, Bartolo Sarnelli, e a guia de turismo, atual pesquisadora de monumentos Celita Nogueira dão a reparação e retoques necessários para que monumentos como este não sejam esquecidos.

 

 

 

Fortaleza de Santa Maria

No limite do passeio, em pedras portuguesas, existe uma balaustrada de onde se tem uma excelente vista da Ilha de Itaparica e de onde pode-se apreciar o pôr-do-sol - um dos poucos locais do Brasil continental onde o poente ocorre sobre o mar.

Esta enseada termina antes da fortaleza de Santa Maria, a partir da qual as formações rochosas tornam o local inapropriado ao banho.
Existe também um monumento, em forma de cruz, indicando o local do desembarque do primeiro governador-geral do Brasil Tomé de Sousa.
É um dos pontos turísticos da Bahia, com vários hotéis e restaurantes.

 

 

 

Em março de 2011, a pulseira do Salvador Bus custava R$ 35.

  • O ônibus passa pelos seguintes pontos:
  • Rio Vermelho (Largo da Mariquita);
  • Orla Marítima de Salvador (desde o Jardim de Alah até a Barra) - ver outras praias de Salvador;
  • Cristo Redentor; -   Farol da Barra e Praia do Porto da Barra;
  • região dos Fortes (Santa Maria, São Diogo e São Pedro) - leia mais sobre os fortes de Salvador;
  • Museu Carlos Costa Pinto, Museu de Arte da Bahia e Museu Geológico (leia mais sobre osmuseus de Salvador);
  • Campo Grande / Teatro Castro Alves;
  • Praça Castro Alves; - Pelourinho;
  • Elevador Lacerda; - Avenida Contorno (vista panorâmica da Baía de Todos os Santos);
  • Mercado Modelo; - Memorial Irmã Dulce;
  • Colina Sagrada e Igreja do Bonfim (leia mais sobre as igrejas de Salvador);
  • Ribeira (Sorveteria da Ribeira);
  • Bahia Marina (Centro Gastronômico) - ver restaurantes de Salvador;
  • Solar do Unhão e Museu de Arte Moderna;
  • Dique do Tororó (Parque de Esculturas e Orixás)



Ônibus de turismo de Salvador

Turismo em Salvador
Desde 2007, a capital baiana conta com o Salvador Bus, um ônibus que percorre vários dos pontos turísticos da cidade.

São atualmente cinco veículos double deck (dois andares), similares aos que circulam em Londres.
Cada ônibus é equipado com sistema de sonorização e tradução multilíngüe (português, inglês e espanhol), além de contarem com guias e condutores bilíngües.

Os ônibus oferecem ar condicionado no piso inferior, enquanto o andar superior é descoberto, permitindo visão panorâmica do passeo; em dias chuvoso, uma capota removível é instalada no andar superior.

O passageiro compra uma pulseira, válida por um dia; com a pulseira, o passageiro pode descer em qualquer das paradas e retomar o ônibus seguinte.

 

 

 

 

As gordinhas mais charmosas do Brasil

Localizadas na avenida Adhemar de Barros na orla de Salvador, três esculturas chamam a atenção de todos que passam por lá e já se tornaram ponto de referência para os moradores da cidade, as Gordinhas de Ondina, como são carinhosamente conhecidas se destacam no meio da avenida de grande movimento de carros e pessoas, por suas formas arredondadas pouco convencionais nesse tipo de arte. A maioria das esculturas que reproduzem o corpo humano, possuem corpos “sarados”, o sexo masculino é sempre representado pelos músculos bem definidos e o feminino pelo corpo magro, exemplos são as esculturas renascentistas. Não é por acaso que quando se fala de corpos de pessoas que parecem terem sido esculpidos, logo esses padrões vêem em nossa mente.

Mas as Gordinhas de Ondina são diferentes, feitas de bronze essas “moças” de corpos sinuosos pesam cerca de uma tonelada e nos observam a uma altura de três metros. Gordas, volumosas, rechonchudas, essas são as características das esculturas feitas pela artista plástica baiana Eliana Kertéz. Todas as suas criações são mulheres gordas, fugindo totalmente dos padrões de corpo e beleza estabelecidos atualmente na nossa sociedade, esse trabalho já ganhou notoriedade na classe artística do Brasil. Salvador é uma das mais de quatro cidades do país a ter esculturas de Eliana Kertéz expostas em suas ruas.

Apesar dos soteropolitanos conviverem com as estátuas há quase cinco anos, poucos conhecem o significado delas e nome de cada uma daquelas simpáticas e charmosas gordinhas que parecem flutuar num balé estático de corpos volumosos e suaves ao mesmo tempo. As Meninas do Brasil, título de uma música composta por Moraes Moreira e Fausto Nilo, batizou o projeto exposto no bairro de Ondina que através das três esculturas representa as raças formadoras do povo brasileiro, a negra, a branca e a índia. As esculturas estão voltadas cada uma para a sua terra de origem, Damiana contempla a África, Mariana, Portugal, enquanto Catarina está virada para o interior do Brasil. A contemplação aos monumentos das Gordinhas de Ondina, ou melhor, As Meninas do Brasil, fica diferente e não mais limitado ao fato delas serem gordas depois que passamos a conhecer o significado desta obra.

 

 

 

Dique do Tororó

Dique do Tororó, com esculturas deorixás do candomblé ao fundo
O Dique do Tororó é único manancial natural da cidade de Salvador, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, comumente reduzido paraDique, que possui uma lagoa de 110 mil metros cúbicos de água, localizada em Salvador, no estado da Bahia, no Brasil. É delimitada, atualmente, pelo bairro doTororó em sua margem esquerda, pelo do Engenho Velho de Brotas em sua margem direita, ao Norte, pelo Estádio Octávio Mangabeira, conhecido por Fonte Novae, ao Sul, pelo bairro do Garcia. É margeado pelas avenidas Presidente Costa e Silva e Vasco da Gama - que, ao Sul, convergem para a avenida Centenário e o Vale dos Barris. O termo "tororó" vem do termo tupi tororoma, que significa "jorro" (de água).

 
 
Newsletter   |   Contato   |   Convidar  
  Facebook   Termos de Privacidade © 2018 - Hotel o Principe - Barra - Salvador - Bahia - Brasil • Desenvolvido por mformula.net